quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Grande Abismo

“_ O Senhor diz que a Piedade descerá o mais profundo possível. Entretanto ela não desceu com ele ao Inferno; sequer o viu partir no ônibus.
_ Aonde você desejaria que ela fosse?
_ Ora, ao lugar de onde todos nós viemos naquele ônibus. O grande abismo, para além da beira do penhasco. Logo ali. Não é possível vê-lo daqui, mas deve saber a que lugar me refiro.
Meu professor sorriu de forma curiosa. _ Observe _ pediu ele. E, com essas palavras, abaixou-se, apoiando-se nas mãos e ajoelhando-se. Fiz o mesmo e vi, em seguida, que ele havia arrancado uma folha de grama. Ao usar a extremidade afiada como um indicador, mostrou-me, depois de olhar com todo o cuidado, uma rachadura no solo, tão pequena que seria impossível identificá-la sem a ajuda dele.
_ Não tenho muita certeza _ disse ele _ de que seja esta a rachadura pela qual você veio, mas se foi de outra, seguramente não deve ser maior do que esta.
_ Mas... mas _ repliquei quase sem fôlego, com uma sensação tal de espanto que beirava o terror. _ Vi um abismo infinito e penhascos que se erguiam cada vez mais altos, para em seguida vislumbrar este lugar no alto dos penhascos.
_ Tudo bem, mas a viagem não foi uma simples locomoção. Aquele ônibus... E todos vocês dentro dele estavam aumentando de tamanho.
_ Quer dizer, então, que o Inferno _ toda aquela cidade vazia e infinita _ está lá embaixo em alguma rachadurinha semelhante a esta?
_ Sim. O Inferno todo é menor que um estilhaço do seu mundo terrestre, mas ainda é menor que um átomo deste mundo, o Mundo Real. [...]
_ Mas parece grande o suficiente quando estamos dentro dele, Sir.
_ Ainda que toda solidão, toda ira, todo ódio, toda inveja e todo desejo nele contidos fossem combinados numa única experiência e colocados na balança em oposição ao menor momento de alegria sentido pelo menor de todos no Céu, não chegaria a pesar algo digno de ser registrado. O mal não pode prosperar mesmo em ser mau, tão verdadeiramente quanto o bem é bom.
[...]
_ Eu entendo _ disse eu, finalmente. _ Ela não caberia no Inferno.
Ele concordou. _ Não há espaço para ela, pois o Inferno não poderia abrir a boca o suficiente.”
Trecho do livro “O Grande Abismo”, de C. S. Lewis.

Sempre que leio um livro, eu procuro pensar na história que acabei de ler, tento tirar alguma conclusão que seja importante para mim... E eu confesso que quando eu comecei a ler “O Grande Abismo”, eu achei um livro um tanto confuso, mas mesmo assim fui até o fim! E me surpreendi.

Dando uma resumida, o livro fala de um homem que, em sonho, pega um ônibus numa tarde chuvosa e a dá início a uma viagem inacreditável, atravessando o Céu e o Inferno. O livro tem 14 capítulos, e eu só comecei a entender o “recado” quando cheguei ao capítulo 13. Deus fez com que um pequeno trecho falasse profundamente comigo.
Quando li o trecho acima, Deus ministrou ao meu coração um versículo da Bíblia que diz assim “... não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.” (Neemias 8.10)
Este versículo deixa bem claro que quando nos alegramos em Deus nos fortalecemos, logo, nos tornamos GRANDES! Eu não sei se era exatamente isso que C. S. Lewis quis dizer ao escrever este livro, no entanto, aprendi que quando Deus me revela algo, eu devo compartilhar com as demais pessoas.
Na história, o narrador-personagem tem um professor, e este professor conta que para ele (o narrador-personagem) chegar ao Céu ele aumentou de tamanho, que na verdade o grande abismo pelo qual ele passou não passa de uma rachadura no chão.
O que eu pude entender então? Bom, Deus é a nossa alegria, é Ele quem nos fortalece, quem nos faz ser GRANDES. Quando estamos em Deus, focados no céu, o Inferno para nós não passa de um simples “estilhaço” no mundo, que não nos incomoda, nem interfere nos nossos dias de caminhada com Deus!
Há algum tempo Deus vem usando pessoas para falar para mim que Ele está transformando toda minha tristeza, preocupação em alegria, que eu já posso começar a me alegrar porque Ele está me fortalecendo! A alegria do Senhor é a minha força! E o Grande Abismo pra mim? Bom, de grande ele não tem nada! Pois, se eu estou em Cristo, nada nem ninguém pode tirar minha verdadeira alegria (:

“Se insistirmos em manter o Inferno (ou mesmo a Terra), não veremos o Céu; se aceitarmos o Céu, não conseguiremos reter nem mesmo a menor e mais íntima lembrança do Inferno.”
C. S. Lewis.

Um comentário: